quarta-feira, 9 de julho de 2008

VOCAÇÃO DE SAMUEL (1Sm 3).

VOCAÇÃO DE SAMUEL. O menino Samuel servia ao Senhor em presença de Eli. A palavra do Senhor era rara naqueles dias, as vezes não eram frequentes.
Certo dia, Eli estava deitado no lugar de costume. Seus olhos começavam a enfraquecer. Ele já não enxergava. A lâmpada de Deus ainda não se apagara, e Samuel estava deitado no Templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou Samuel. Ele respondeu: "Eis me aqui!" Correu para junto de Eli e lhe disse: "Eis me aqui, pois me chamaste". Ele respondeu: "Eu não te chamei. Volta a te deitar". E ele foi deitar-se. O Senhor chamou Samuel. Samuel se levantou e foi ao encontro de Eli e lhe disse: "Eis me aqui, pois me chamaste". Ele respondeu: "Eu não te chamei, meu filho, volta a deitar". Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não fora revelada a ele. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou e foi ao encontro de Eli e lhe disse: "Eis me aqui, pois me chamaste". Eli compreendeu então que o Senhor chamava o menino. Eli disse a Samuel: "Volta a te deitar e, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, o teu servo escuta". E Samuel foi deitar-se no lugar de costume. O Senhor veio e se fez presente. Chamou, como das outras vezes: "Samuel, Samuel". Samuel disse: "Fala, o teu servo escuta". O Senhor disse a Samuel: "Eis que vou fazer uma coisa em Israel que fará tinir os ouvidos de quem ouvir. Nesse dia, cumprirei contra Eli tudo o que eu disse a respeito de sua casa, do começo ao fim. Eu lhe anuncio que farei justiça contra a sua casa, para sempre, por sua culpa. Ele sabia que seus filhos insultavam a Deus, e, apesar disso, não os repreendeu. Eis por que juro à casa de Eli: Nada, jamais, apagará a culpa da casa de Eli, nem sacrifício, nem oferenda". Samuel permaneceu deitado até de manhã, depois abriu as portas da Casa do Senhor. Samuel temia contar a visão a Eli. Eli chamou Samuel e lhe disse: "Samuel, meu filho". Ele respondeu: "Eis me aqui". Ele disse: "Qual é a palavra que ele te dirigiu? Não me escondas, eu te peço. Que Deus te faça o pior, se me ocultares uma só palavra de tudo o que ele te disse". Então Samuel lhe referiu todas as palavras, sem nada ocultar. Eli disse: "Ele é o Senhor. Faça o que lhe aprouver".
Samuel cresceu. O Senhor estava com ele e não deixou sem efeito nenhuma de suas palavras. Todo o Israel, de Dan a Beer-Sheba, soube que Samuel era acreditado como profeta do Senhor.
O Senhor continuou a aparecer em Shilô. O Senhor, de fato, se revelava a Samuel, pela palavra do Senhor.
scm/.-

Nenhum comentário: